LIVE du BALAIO - FELIPE AZEVEDO recebe MARCOS ARAÚJO - 13/06/2020


Marcos Vinícius Araújo é Doutor em Música - Estudos em Performance, pela Universidade de Aveiro (Portugal), com período de estágio no Instituto de Educação da Universidade de Londres (Reino Unido), Mestre em Música - Práticas Interpretativas (violão), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Bacharel em Música (violão) pela Universidade Federal de Santa Maria. É professor no Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS (Brasil), docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, e coordenador do Programa de Extensão em Música.

Seu principal interesse de pesquisa reside na investigação das dimensões cognitiva e motivacional da expertise musical (por exemplo, prática, expertise, preparação da performance). Ele também realiza pesquisas sobre a experiência de fluxo na performance musical, sendo também um membro afiliado da European Flow Researchers Network .

Marcos já apresentou trabalhos em conferências nacionais e internacionais de pesquisa em Música e tem artigos publicados em diversas revistas e editoras importantes, como Psychology of Music (Reino Unido), International Journal of Music Education (Reino Unido), Revista El Oído Pensante (Espanha), Música Hodie (Brasil), Revista Opus (Brasil), editora Springer (Alemanha), entre outras.

As funções atuais de ensino de Marcos incluem cursos de graduação e pós-graduação, com ênfase em violão clássico, fundamentos da pedagogia do violão, métodos de pesquisa e empreendedorismo. Atualmente, é coordenador do programa de extensão do departamento de música da UFRGS. Ele também trabalha com alunos de extensão para desenvolver e realizar projetos de ensino coletivo de violão. 

Marcos atua como assistente editorial do Jornal Oído Pensante, trabalhando também como revisor de outros periódicos, conferências e simpósios. Antes de sua nomeação na UFRGS em 2017, Marcos atuou como professor de harmonia, análise e contraponto na Universidade de Passo Fundo e na Universidade do Vale do Taquari. 

Paralelo à carreira docente e de pesquisa, Marcos tem realizado diversas apresentações a solo e com grupos desde os seus 15 anos, tendo atuado em alguns dos principais programas de rádio e televisão do sul do Brasil, e em países como Portugal e Inglaterra. 
 
Em 2009, realizou uma série de 12 shows na International Beatles Week Festival (Liverpool, UK) com banda. Foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Orquestra SESI- Fundarte, com a qual interpretou o concerto para violão e orquestra de or Villa-Lobos. É integrante do Schmidt & Araújo Duo, com o flautista Dainer Schmidt.

Link YouTube - LIVE:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE du BALAIO - FELIPE AZEVEDO recebe DIEGO SALVETTI - 20/06/2020

LIVE du BALAIO - FELIPE AZEVEDO recebe AMANDA CARPENEDO - 06/06/2020

LIVE du BALAIO - FELIPE AZEVEDO recebe OLIVIER FOREL - 23/05/2020