UMA NOITE BALAIO DE CORDAS - SEGUNDA TEMPORADA - 03 de JUNHO!



Uma noite Balaio de Cordas - Segunda temporada


Como de costume, o anfitrião Felipe Azevedo adequa parte do seu repertório ao perfil dos seus convidados. No dia 03 de junho é a vez de receber os músicos Jackie dos Passos e Mariano Telles

Jackie dos Passos e Mariano Telles são os convidados do músico e compositor Felipe Azevedo na terceira edição do projeto Uma noite Balaio de Cordas, que ocorre no dia 03 de junho próximo, às 20h, no Café Fon Fon, em Porto Alegre. A iniciativa valoriza os instrumentos de corda e seus intérpretes, sempre em performances surpreendentes.

Idêntico às edições anteriores do projeto, Felipe Azevedo sempre adequa parte do seu repertório autoral e de intérprete e arranjador ao perfil dos seus convidados da noite. Executando os seus violões de 6 e 7 cordas, viola caipira e ukulele, o compositor irá apresentar no formato “violão com voz” composições autorais de seus quatro álbuns Cimbalê (1998), Identidades (2002), Percussìvé ou a prece do louva-a-deus (2007) e Tamburilando Canções - Violão com Voz - Livro, CD (2012).

A noite inicia com Jackie dos Passos. O violonista e compositor irá apresentar parte do repertório de seu álbum “Dois Horizontes”, trabalho no qual aprofunda seus estudos técnicos - erudito e finger style - nos violões nylon e aço, respectivamente. No nylon, o músico transita pelo repertório erudito executando obras de Ary Barroso (Aquarela do Brasil), Abel Lauro (Valse Criollo) e Agustin Barrios (La Catedral), dentre outros. No violão aço, obras autorais como Dois Horizontes e September se mesclam a outras nas quais o intérprete executa composições de Calum Graham (Waiting e Phoenix Rising), Coldplay (Viva la vida) e David Guetta (Titanium).

Na sequência, o músico e violonista Mariano Telles deverá apresentar parte do repertório de seu recente álbum “Ária Metropolitana”. O álbum é um trabalho conceitual e autoral que propõe ampliar a visão daquilo que se considera uma música urbana ou regional, fazendo do violão 7 cordas de Mariano Telles o protagonista de um enredo que condensa tanto elementos acústicos, como eletrônicos, texturas de canto lírico, percussão, guitarras e sons ambientes.

Encerrando “Uma noite Balaio de Cordas”, os três músicos deverão executar, juntos, “Libertango”, um dos clássicos de Astor Piazzolla. Com capacidade limitada a 60 lugares, aconselha-se a reserva antecipada. Confira o “Serviço”.

Sobre o projeto
“Uma noite Balaio de Cordas” é uma reedição do projeto Balaio de Cordas idealizado por Felipe Azevedo no final da década de 1990, que durante um semestre reconfigurou os finais de tarde dominicais no antigo Café Coletânea, próximo ao Parque da Redenção. Este projeto revelou novos artistas e lhe rendeu, na ocasião, seu primeiro Prêmio Açorianos na categoria Menção Especial. Em 2017, Azevedo iniciou uma parceria com o Café Fon Fon e, desde, então, vem realizando edições mensais, sempre com diferentes convidados e novos repertórios. Já participaram: Fernando Lewis de Mattos, Giovani Capeletti, Thiago Colombo, Catarina Domenici, Angelo Primon e Liane Schuler, Amanda Carpenedo, Clarissa Ferreira, Ju Rosenthal, Gilberto Oliveira e Sandro Cartier.

Sobre os artistas
Jackie dos Passos é compositor, arranjador e intérprete do violão instrumental, com experiências no estilo erudito, fingerstyle e popular. O lançamento de seu álbum, “Dois Horizontes”, teve excelente repercussão no cenário nacional do violão, incluindo o trabalho de Jackie como um dos destaques mencionados pela revista Brasileira Violão+. O álbum reúne diferentes estilos musicais com uma linguagem moderna, simples e também virtuosa, propiciada pelos seus violões de cordas de aço, nylon e efeitos. Emoção e expressividade são evidentes entre os acordes do músico gaúcho.

Mariano Telles é um jovem violonista e compositor do Rio Grande do Sul. Desenvolve um trabalho que transita entre a música popular e a música erudita, fruto de sua vivência musical eclética. Recentemente, lançou o seu primeiro disco, “Ária Metropolitana”, que cria uma ponte entre o urbano e o regional, fazendo o violão interagir com sonoridades inusitadas. Segundo o crítico Juarez Fonseca, Mariano "mescla ritmos gaúchos, música erudita, música brasileira e rock progressivo com um amálgama tão bem realizado que tais vertentes resultam em uma sonoridade própria".

Felipe Azevedo é compositor, violonista, cantor, educador musical, ensaísta e empreendedor cultural. Vencedor de seis prêmios Açorianos (o mais representativo do Sul do Brasil), Especialista em Pedagogia da Arte e Mestre em Letras (Ufrgs), Azevedo já fez turnê por países como Suíça, Noruega, Uruguai e França e já dividiu palco com artistas como Guinga, Ulisses Rocha, Hermeto Pascoal, Consuelo de Paula, Olivier Forel e Gastón Rodriguez, dentre outros. Já participou de vários festivais de música nacionais e internacionais como os suíços Fête multiculturelleFestival des Cropettes, Festival de La Cité , o francês L’air Du Temps, o norueguês Johan Halvorsen musikkfest,  o espanhol Premio Cl’hips em L’Hospitalet de Llobregat e o mais recente, 2º. RS Guitar Festival, em Porto Alegre (RS). Com quatro álbuns gravados e lançados, atualmente divulga o seu último: “Tamburilando Canções – Violão com Voz”, projeto multimídia com livro-cd e hotsite interativo. Está em pré-produção de novo álbum.

SERVIÇO:
O Quê: Uma Noite Balaio de Cordas - 2ª Temporada/3ª edição. Felipe Azevedo recebe Jackie dos Passos e Mariano Telles
Quando: Dia 03 de junho de 2018, domingo, das 20h às 22h
Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, Farroupilha), Porto Alegre-RS
Quanto: Couvert R$ 30,00
Reservas pelo fone (51) 998807689 ou pelo aplicativo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.smartlifebr.cafefonfon
Apoio Cultural: TVE e Rádio FM Cultura

Contatos:
Felipe Azevedo Compositor | Balaio de Cordas Ltda.
Compositor, Violonista, Cantor, Educador Musical, Ensaísta , Empreendedor Cultural
(51) 3209 8915 I (51)9 9299 0944 

Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)
Fones: 51 | 86320145 (Oi) | (51) 8133.6787 (Tim) - 22/05/2018


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVE du BALAIO - FELIPE AZEVEDO recebe DIEGO SALVETTI - 20/06/2020

LIVE du BALAIO - FELIPE AZEVEDO recebe AMANDA CARPENEDO - 06/06/2020

LIVE du BALAIO - FELIPE AZEVEDO recebe OLIVIER FOREL - 23/05/2020